Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ordem do Médicos: Homossexualidade não é doença!


O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos emitiu, esta terça-feira, uma nota onde considera que a homossexualidade não é uma doença, mas sim uma variante do comportamento sexual.
Pedindo ajuda ao "Colégio de Psiquiatria" para decidir uma opinião mais formada!
No ambito do Colégio de Psiquiatria a possibilidade de um tratamento da homossexualidade implicaria, nos tempos actuais, a violação de normas constitucionais e de direitos humanos, no entanto, e porque o comportamento e desejo sexuais, e não só o homossexual, são frequentemente fonte de conflitos e sofrimento, as pessoas podem recorrer ao seu médico, psiquiatra ou psicoterapeuta.
Acho que temos que abrir os Horizontes neste campo sem dúvida nenhuma, mas vejamos, a OMS(Organização Mundial de Saúde) emitiu um parecer completamente diferente!
Dizendo que a homosexualidade é uma patologia!
Ainda outro ponto, sendo a homosexualidade um comportamentp e um desejo sexual, têm conflitos e sofrimento, logo temos que incluir isto na lista do livro de psicopatologias, mas a homosexualidade não é uma patologia!

Isto dá assunto para discutir uma eternidade, embora, eu pense que temos que abrir os nossos horizontes, e se faz parte da nossa Sociedade, temos que lidar com tal assunto...
Gostei de ler os Comentários do Professor Doutor Daniel Sampaio, dizendo (...)"O que está correcto é atendermos no hospital ou no nosso consultório os homossexuais, heterossexuais e os bissexuais que possam ter dúvidas sobre a sua orientação sexual», defendeu acrescentando que "a homossexualidade não tem um cunho biológico marcado, nem existe homossexualidade primária, nem secundária e, portanto, não faz sentido considerá-la uma doença".
Apesar, de discordar um pouco a "parte biologica", concordando assim um pouco com a OMS. Existem pessoas que nascem, com mais genes femeninos doque masculinos, ou vice-versa, a maioria dessas pessoas apesar de serem masculinos ou femeninos, iram "inclinar-se" para o lado dos genes, e isso já passa a ser uma patologia.

Um assunto que dá "panos para mangas", o exemplo disso é mesmo a nossa Assembleia da Republica que já anda a falar nisto há imenso tempo e não se resolve, porque será?
Será que alguns deles vivem em dúvida também?
Já para não falar dos nossos problemas económicosocias, mas isso já é fugir ao assunto, enfim....como eu diria, "Quem daria uma lei para amantes? O amor é em si maior que qualquer lei"...

Sem comentários:

Enviar um comentário